sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

«A MALA DAS HISTÓRIAS» já partiu em viagem

     A Biblioteca Escolar lançou um novo desafio aos alunos e às suas famílias: «A Mala das Histórias» - uma atividade que pretende promover a leitura em família, a imaginação e a criatividade na escrita partilhada.
     Em cada 6ª feira, um aluno leva para casa uma mala que contém um livro e dois objetos e que fica em sua casa durante uma semana. Em conjunto com uma pessoa de família (pai, mãe, irmão, avô,...) lê o livro e constrói uma pequena história, a partir da obra lida, incluindo um ou os dois objetos.


     Há 4 Malas, uma para cada ano de escolaridade, que vão circulando entre os alunos/ familiares que quiseram participar. A partida foi no dia 18 deste mês e as «Malas das Histórias» já regressaram  à BE e voltaram a partir para novas viagens: trouxeram belas histórias que iremos apresentar em breve.

     Aguardem pelas nossas notícias!  Quem sabe se não iremos ajudar a encontrar novos talentos na escrita!  Novos escritores procuram-se!!!

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

«Certa Noite, num Estábulo...» - uma história de generosidade

     No princípio de janeiro, a Biblioteca Escolar, em parceria com a Biblioteca Municipal, voltou a levar a Hora do Conto às crianças de Casal de Cima, Abrunhosa, Avelal e Rãs (EB1 e Jardins de Infância).
     Desta vez, foi uma história muito bela e cheia de luz, ainda com um terno cheirinho a Natal: «Certa Noite, Num Estábulo...». E a luz foi tão importante, para a apresentar em teatro de sombras...
    O autor, Guido Visconti, conta-nos como uma vaquinha solitária, vivendo perto de Belém conseguiu rodear-se de amigos, graças à sua enorme generosidade. E este simpático animal também irá ajudar um burro carregado e cansado a levar um Bebé muito especial até ao seu estábulo, para aí nascer, abrigadinho e aquecido pelo carinho de todos os que o rodeiam...
     Claro que não podemos deixar de referir as belíssimas ilustrações com que Alessandra Cimatoribus nos fez imaginar todos os momentos desta história.

 No Jardim de Infância de Rãs...
 



~