domingo, 27 de maio de 2012

José Fanha, nas palavras dos alunos

Após o encontro com o escritor, foram vários os alunos do 4º ano que quiseram contar a experiência vivida. Aqui ficam vários pedacinhos do que foram escrevendo, fazendo um retrato bem interessante destes momentos especiais e certamente inesquecíveis, que viveram na Biblioteca.


No dia 22 de maio, pela manhã, recebemos na nossa escola uma visita especial, o escritor José Fanha.
Os alunos do 4º ano apinharam-se na biblioteca da nossa escola para o conhecerem.
A professora Isabel, responsável pela biblioteca, apresentou-nos o autor: um senhor baixinho, gordinho e com ar bem disposto. 
José Fanha iniciou a sua apresentação por nos contar que foi viver com a avó desde muito pequeno, que o ensinou a ler, a escrever e lhe contava imensas histórias. Por isso, na biblioteca sentia-se como em casa da sua avó.    (Marco António, 4ºB)

O gosto pelas crianças e a sua facilidade comunicativa levam-no atualmente a inúmeras bibliotecas de escolas onde partilha com as crianças o gosto pela vida, pela poesia e pela palavra.
Hoje chegou a vez da nossa biblioteca.  Na sala estavam expostos os cartazes que realizámos sobre a vida e obra de José Fanha, foi uma forma de lhe darmos as boas vindas!
Ele, para além de nos despertar para o interesse pela leitura, e forma simples e engraçada, respondeu a todas as nossas perguntas de bom grado. Uma das coisas que José Fanha nos disse foi que com palavras podemos fazer acontecer coisas, que a imaginação não tem limites, é livre. (Mª João Costa, 4ºC)

Uma menina perguntou-lhe se ela tinha estado na Revolução dos Cravos e ele respondeu que sim e que aquilo tinha sido uma alegria para ele porque a partir daquele dia já todos viviam em liberdade.
A seguir algumas crianças do 4ºB leram poemas que tinham inventado a partir de uns do escritor.  (Lara Almeida, 4ºC)

O Sr. José Fanha depois leu-nos uma história com o seguinte título «A Mulher Esqueleto». Foi muito assustadora, mas no final amorosa. (Mariana Ferreira)

Gostámos muito da maneira como brincou com os seus poemas e lengalengas e das suas histórias, que o escritor contou com muita expressividade.
Também gostámos de saber curiosidades sobre a vida dele, durante a sua infância. Embora tenha 61 anos, tem um coração jovem e até gostava de ser palhaço para colocar um sorriso no rosto dos doentes.   (Alunos da turma 3º e 4ºD)

José Fanha foi muito simpático, pois deixou um autógrafo a todos os meninos que participaram neste evento. GOSTEI MUITO DA VISITA DE JOSÉ FANHA!!  (Mariana Ferreira, 4ºC)

Gostei muito desta iniciativa, pois é sempre bom estarmos em contacto direto com os escritores!!! 
( Rodrigo Miguel, 4ºC)

Foi uma manhã muito divertida na companhia de José Fanha. ( Marco António, 4ºB)

Gostei muito da vinda do José Fanha à nossa escola. (Lara Almeida, 4ºC)

Gostei muito desta manhã!  Hoje à noite, vou iniciar a leitura dum livro dele: «A namorada japonesa do meu avô».  (Mª João Costa, 4ºC)

Aqui fica o acróstico que o 3º e 4º D dedicaram ao escritor que conheceram:


JOVEM
ORGULHOSO
SIMPÁTICO
EXPRESSIVO

FAMOSO
AMIGO
NOTÁVEL
HABILIDOSO
ARTISTA      (Alunos da turma 3º e 4ºD)

Sem comentários:

Enviar um comentário