quarta-feira, 9 de abril de 2014

Leituras em Férias!

      Deixamos-te aqui algumas sugestões de livros do escritor que nos visitou, para leres nestas férias.
    Delicia-te com as histórias que os avós contaram aos netos, os pais aos filhos e que fazem parte da herança e da tradição da nossa  Língua Portuguesa. 
   É graças ao trabalho de recolha e recriação destas histórias feito por Alexandre Parafita e outros investigadores e escritores que hoje podemos conhecer e divertir-nos com tantas aventuras de outras vidas, outros tempos, mas com lições sempre atuais.


A história Branca Flor, o Príncipe e o Demónio faz parte da tradição oral transmontana. É uma história que vem do tempo dos reis, dos castelos e das fadas, e que os avós, quando meninos, já ouviam contar aos deus avós. É portanto uma história que percorreu muitas gerações e muitas terras, trazida por jograis, trovadores e almocreves.

    
 “Vou morar no arco-íris” é um livro de histórias em verso, histórias de sabor ecológico, onde a Natureza é um bem supremo. Foi concebido para todas as crianças, mesmo para aquelas que ainda não aprenderam a ler. E porquê? Primeiro, porque é preciso gostar de brincar para aprender a gostar de brincar com as palavras. Depois, porque é neste jogo divertido, brincalhão, que, aos poucos, vai nascendo o prazer da leitura e da escrita. Não admira, por isso, que este livro, que este livro esteja cheio de histórias que rimam. Histórias para ler, reler, recitar...e até cantar!


     «Lobos, raposas, leões... e outros figurões» é um livro cómico, brincalhão, agradável e útil para todos. Especialmente para as crianças. As histórias provêm da tradição oral. Passaram por isso de geração em geração e são aqui recontadas e recriadas numa linguagem lúdica, ritmada e saborosa, bem ao gosto das crianças de hoje. Os animais dos contos são personagens carregadas de simbolismo, cruzando-se nelas os traços temperamentais dos seres humanos: os seus vícios, as suas virtudes, a sua moral. No final do livro, o autor apresenta e homenageia as fontes narradoras que trouxeram até si estes tesouros da memória.

  (sinopses disponíveis em www.wook.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário