quinta-feira, 7 de julho de 2016

Caminhada e tertúlia na Rota de Aquilino... e outras viagens!

      No passado sábado, 2 de julho, foram vinte as aventureiras, entre professoras e assistentes operacionais, que logo pela manhã se juntaram para uma caminhada pelas Terras do Demo, na Rota de Aquilino.
      Esta iniciativa da Biblioteca Escolar foi uma oportunidade de convívio e também de reencontro com colegas que entretanto deixaram o nosso agrupamento ou a carreira docente.
A caminhada começou em Vila da Ponte, concelho de Sernancelhe, e prosseguiu até chegarmos à povoação de Freixinho. 
Pelo caminho, apreciámos a paisagem, sempre com as águas do Távora a surgir aqui e ali, entre o arvoredo e as penedias. Como a caminhada foi mais curta que o previsto, houve tempo para um pequeno passeio à beira-rio, para provar as belas cerejas locais e para uma paragem refrescante junto às águas da barragem de Vilar.
Foi neste local tão aprazível que o grupo começou a sua tertúlia (uma conversa sobre os nossos livros preferidos), partilhando experiências de leitura e recordando Aquilino Ribeiro, a sua vida e a sua obra. 
Aquilino foi um escritor da nossa região, que nasceu em 1885, viveu nos concelhos vizinhos de Sernancelhe e Vila Nova de Paiva e morreu em 1963. Deixou-nos diversas obras (romances) em que nos mostrou como era a sociedade do seu tempo e o difícil modo de vida das gentes beirãs.
Almoçámos no antigo Convento de N.ª Sr.ª do Carmo (hoje uma pousada), em Freixinho, onde pudemos apreciar as sombras do arvoredo, a frescura das águas e a beleza da paisagem que se avistava da torre do edifício, com o azul do rio Távora, engrossado pela barragem. Tudo serviu para mais uns momentos de convívio e de escape ao calor que já se fazia sentir.
O almoço ajudou a recuperar as forças e prosseguimos viagem até Penedono, onde “voámos” até à Idade Média e fizemos o nosso “assalto ao castelo”. Estava a decorrer a Feira Medieval, onde não faltaram as barraquinhas de venda de especiarias e quinquilharias, o desfile dos nobres e dos artistas da época, os cavalos engalanados ou os músicos mais ou menos afinados.
O regresso fez-se pela casa que viu nascer Aquilino: no lugar de Carregal (concelho de Sernancelhe), parámos para umas pequenas leituras de “Cinco Réis de Gente” e “O Malhadinhas”, dois dos seus livros mais conhecidos.
Foi um dia que certamente ficará na memória de quem o viveu, como uma viagem feita de viagens, as das palavras, dos caminhos e das distâncias, no tempo e no espaço (dentro e fora de si próprio).
Um agradecimento muito especial à professora Lurdes Cruz, que organizou o percurso  e à professora Rosa Quinteiro, que nos falou um pouco mais de Aquilino. Agradecemos, ainda, a colaboração da Câmara Municipal, que nos cedeu o transporte, e do Sr. Fernando, que nos guiou com simpatia e perícia.
Até à próxima caminhada e tertúlia! Venham também e participem!

                       
Mais imagens da caminhada e do convívio animado!

Caminhada-Tertúlia na Rota de Aquilino on PhotoPeach

Sem comentários:

Enviar um comentário