quarta-feira, 29 de abril de 2020

Dia da mãe - escreve a biografia da tua

"O lugar mais aconchegante" do ilustrador Paulo Galindro
O dia da mãe está a chegar. No próximo domingo, 3 de maio,  o dia é dedicado às mães. Os que puderem não devem deixar de mimar a sua, com um desenho, uma flor, uma leitura ou da forma que entenderem.
Será que conheces mesmo bem a tua mãe? Como este ano o dia vai ser passado em casa, desafiamos-te a perder, ou melhor a ganhar, um bocadinho de tempo para escreveres a biografia da tua mãe. 
Se a tiveres ao teu lado podes fazer-lhe algumas perguntas, caso contrário terás de encontrar alguém que te possa ajudar. Apostamos que vais gostar de conhecer melhor uma das pessoas mais importantes da tua vida!

Antes de escrever, podes ler algumas dicas:

Numa biografia conta-se a história de vida de alguém, apresentando as informações por ordem cronológica. Dela devem constar:

. Data e local de nascimento;
. Lugares onde Viveu;
. Estudos e profissão(ões);
. Aspectos e acontecimentos significativos.


Deixamos-te, ainda, um poema que poderás, decorar ou adaptar para dizeres à tua mãe.


A mãe
é uma árvore
e eu sou uma flor.
A mãe
tem olhos altos como estrelas.
Os seus cabelos brilham
como o sol.
A mãe
faz coisas mágicas:
transforma farinha e ovos
em bolos,
linhas em camisolas,
trabalho em dinheiro.
A mãe
tem mais força do que o vento:
carrega sacos e sacos do supermercado
e ainda me carrega a mim.
A mãe
quando canta
tem um pássaro na garganta.
A mãe
conhece o bem e o mal.
Diz que é bem partir pinhões
e partir copos é mal.
Eu acho tudo igual.
A mãe
sabe para onde vão
todos os autocarros,
descobre as histórias que contam
as letras dos livros.
A mãe
tem na barriga um ninho.
É lá que guarda
o meu irmãozinho.
A mãe
podia ser só minha.
Mas tenho de a emprestar
a tanta gente…
A mãe
à noite descasca batatas.
Eu desenho caras nelas
e a cara mais linda
é da minha mãe.
Luísa Ducla Soares, Poemas da mentira e da verdade

Sem comentários:

Enviar um comentário