segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

As Primeiras Histórias chegaram à Biblioteca!

      Na «Mala das Histórias 2», destinada ao 2º ano, viajou o livro «Quatro Maçãs Vermelhas», de David Mckee, e dois objetos: um novelo de lã e um cubo de vidro azul
      Eis os três textos (duas histórias e uma carta a uma personagem do livro) e as ilustrações que a Adriana do 2º A, a Filipa do 2ºB e o Guilherme do 2º C criaram em conjunto com os seus familiares, a partir da leitura partilhada do livro.
     A Biblioteca Escolar dá os PARABÉNS aos pequenos escritores e às famílias que partilharam connosco a sua criatividade.

O sonho de uma gatinha

Era uma vez uma linda gatinha chamada Quica.
A Quica era uma gata muito pobre, mas com um grande sonho: fazer um programa de televisão. Só que isso não era possível pois não tinha roupa de jeito, nem dinheiro.
Um dia, a Quica acordou e foi dar um passeio ao parque. No parque encontrou uma macieira com lindas maçãs, apanhou duas e começou a fazer malabarismo. De repente, juntaram-se algumas pessoas e crianças que ficaram maravilhadas com a habilidade da gatinha.
Em seguida, vinda do meio da multidão, ouviu-se uma voz:
- Como te chamas? – perguntou um cavalheiro
Tudo parou, era um senhor engravatado que se aproximava.
- Eu? Chamo-me Quica – respondeu a gata.
- Mostra-me o que sabes fazer.
A Quica pegou em quatro maçãs e começou a fazer malabarismo.
- És muito talentosa. Queres vir comigo conversar um pouco?
- Sim, ia adorar, mas não tenho uma boa apresentação
- Não faz mal, conversemos e depois tratamos da tua apresentação.
-Ok! - disse a Quica.
E lá foram os dois para o escritório do senhor engravatado. Conversaram e chegaram a um acordo. A Quica ia fazer um programa de televisão.
- Sr. Engravatado, o que visto? Eu não tenho roupa decente.
O Sr. Engravatado disse:
- Leva esse novelo de lã e esse dado e faz um lindo vestido e com o dado um lindo colar.
A Quica foi para casa, a pensar como iria ficar o vestido.
Chegou o grande dia e a Quica lá apareceu,  deslumbrante.
- Uau! - exclamou o Sr. Engravatado. – Que espanto, estás maravilhosa!
- Obrigada – respondeu a Quica, feliz por estar a realizar o grande sonho da vida dela.
Todos nós podemos realizar os nossos sonhos, basta acreditar. 

Trabalho realizado pela Adriana Beatriz Sobral da Silva (2ºA), a Mãe Olímpia Silva e o irmão, Igor Silva.


Quatro maçãs vermelhas   (continuação da história)

           (…) E como bons amigos que eram resolveram fazer uma grande festa de apresentação de malabarismo.
Cada um dos amigos resolveu levar algo diferente para a festa.
O Coelho Rolando resolveu usar um belo novelo de lã branca para fazer cachecóis iguais e oferecer a cada um dos amigos. Tinha também lá na sua toca um objeto sensacional que iria utilizar no seu novo número de malabarismo, o belo e grandioso cubo azul!
Todos os outros amigos fizeram questão de se preparar a rigor e escolheram os objetos de que mais gostavam.
O Porco Roberto escolheu construir arcos com bolotas, a Ovelha Maria enfeitar as mesas com as suas belas tulipas, o Cão Bono oferecia bolinhos de canela, a Gatinha Quica iria dançar e o Sapo Esteves tiraria fotografias para mais tarde recordarem.
Não esquecendo a Pata Pepita, que faria um delicioso bolo de chocolate. O Edgar Raposa abriria as portas da sua mansão, onde seria a grande festa.
Tudo foi preparado ao pormenor.
 Em relação ao novo número de malabarismo, terás de esperar para saber. Quem sabe se o Coelho Rolando e seus amigos te farão uma visitinha!

Trabalho realizado por:
Filipa Serra Batista, do 2ºB,  e sua mãe, Mª Helena Lopes Serra Batista

Carta para o coelho Rolando
Olá, coelho Rolando:

            Eu sou o Guilherme, tenho sete anos e ando no 2.º ano na Escola do 1.º Ciclo de Sátão.
           Estou a escrever-te esta carta porque li a história “Quatro maçãs vermelhas” e fiquei muito espantado com o malabarismo que tu consegues fazer. É fantástico!
        Também gostei muito do teu grupo de amigos, são todos muito simpáticos e demonstram ter uma grande amizade uns pelos outros.
          Sabes, eu também tenho muitos amigos, alguns são da minha turma mas outros não. Tal como vocês, divertimo-nos muito quando brincamos juntos! Aquilo que mais gostamos de fazer é de jogar futebol. Às vezes, acabamos por nos zangar mas, como somos bons amigos, fazemos sempre as pazes e continuamos as nossas brincadeiras como se nada tivesse acontecido.
          Gostava também de te dizer que eu não sou um grande malabarista como tu, mas consigo fazer uma pequena brincadeira com dois novelos de lã bege, porque são mais leves do que as maçãs que tu usas. Até já ensinei ao meu irmão!
           Agora, ando a treinar com um pequeno cubinho azul e quando conseguir fazer uma coisa nova, vou escrever-te novamente para te contar as novidades. Prometo que vou treinar muito!
            Espero que tenhas gostado desta surpresa e que me dês uma resposta brevemente.
            Um grande abraço do teu amigo
Guilherme Duarte
Com a ajuda da mãe

P.S. Espero que gostes do desenho que fiz para ti!


     
        Nós também gostámos muito das surpresas que «A Mala das Histórias» do 2º ano nos trouxe!  O desafio está mesmo a valer a pena!|

Pela equipa da BE,

Isabel Carvalho 
(Professora bibliotecária)

                           

Sem comentários:

Enviar um comentário