segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

«Palavra de Rei Não Volta Atrás» n' A Mala das Histórias


     «A Mala das Histórias 3» viajou pelas turmas do 3º ano e, com ela, foi o livro «Palavra de Rei Não Volta Atrás», de Elsa Pestana Magalhães, com ilustrações de Pedro Leitão. Também levava um pequeno baú brilhante e uma tesoura, para aguçar a imaginação dos leitores-escritores...
     Nos regressos à escola, A Mala trouxe consigo as histórias da Mariana, do 3ºA, da Ana Rita, do 3ºB e da Maria João, do 3ºC.
      O romance, a magia e a boa disposição andaram a passear com a Mala 3, com mais ou menos truques à mistura, e esperamos que com estas histórias as vossas colegas do 3º ano vos cativem a ler este livro. Vão ver que ... a curiosidade não vai matar o gato!!!

O Encontro da Princesa

Era uma vez uma princesa. Ela gostava muito do ar puro.
Um dia, a princesa foi dar um passeio ao campo e pelo caminho encontrou um belo príncipe a cavalo e perguntou-lhe:
- O que fazes aqui e quem és tu?
- Eu sou o príncipe Daniel e tu quem és?
- Eu sou a princesa Sara, do palácio real.
Quando a princesa viu o príncipe, apaixonou-se logo por ele. Depois, a princesa regressou ao palácio e o seu pai perguntou-lhe:
- Por onde andaste?
- Fui dar uma volta ao campo.
Então a princesa foi para o quarto escrever uma carta para o príncipe que dizia:
«Queres-te encontrar comigo amanhã, no mesmo sítio de hoje? Daniel, quando me encontrei contigo, fiquei apaixonada. Queres namorar comigo?»
Ao fim de escrever a carta, meteu-a numa caixa prateada com um laço dourado e entregou-lha.
Mais tarde, o príncipe leu a carta e aceitou o convite. E assim foi. Eles encontraram-se e o príncipe pediu a princesa em casamento e, claro, ela aceitou. Depois, a princesa apresentou o príncipe ao seu pai e ele disse:
- Tu nunca casarás com esse homem!
E o príncipe foi-se embora a chorar.
Quando ele saiu, a princesa gritou para o rei:
- Tu não me impedirás de casar com o príncipe e amanhã vou casar com ele.
No dia seguinte, a princesa subiu ao altar, com um belo vestido, para casar com o príncipe.
Assim viveram felizes para sempre e até tiveram uma filha… chamada Mariana!

Mariana Carvalho Lopes (3º A) e a mãe, Mª de Lurdes  


O Mágico

Sobrinho dos Truques é o nome de um mágico muito pouco experiente!
Certo dia, estava o mágico a arrumar o sótão do seu falecido tio, quando viu um enorme baú. A princípio pouca importância deu ao objeto, porém, ao fim de já estar tudo arrumado, voltou a olhar para ele. Curioso para ver o que estava lá dentro, procurou uma ferramenta para o abrir. Quando finalmente conseguiu, ficou surpreendido com o que viu e exclamou:
- Tanto ouro! Mas… o que é isto?! Uma tesoura?!
Deu voltas e voltas à cabeça…
- Para que servirá esta tesoura? O que quereria o meu tio que eu descobrisse?
Continuou a procurar no baú… lá bem no fundo encontrou um envelope. Com a tesoura abriu-o e lá dentro viu um pequeno caderno com alguns truques e um bilhete que dizia:
“Querido sobrinho, estão neste caderno todos os truques mágicos que descobri ao longo destes anos. Guarda-o bem para o poderes consultar sempre que precisares. Um abraço do teu tio, Mago dos Truques”.
Quando acabou de ler o bilhete ficou maravilhado. Tinha ali à sua frente, e agora em seu poder, todos os truques de magia que o ajudariam na sua profissão de mágico.
Correu para o seu quarto com o pequeno caderno e começou a lê-lo. Decidiu que iria utilizar aqueles truques para realizar apenas o bem.

 Este trabalho foi realizado pela Ana Rita Gomes Rodrigues, do 3ºB, com a ajuda da irmã e trata-se de uma história nova, para a Mala das Histórias.


CARTA AOS NOIVOS

         Meu querido primo dos Truques e minha nova prima princesa, obrigada por me terem convidado para o casamento.
         Não pude ir, por estar doente, espero que a Tia dos Truques vos tenha dado o recado. Apanhei uma constipação. Não parava de espirrar e a cada espirro, saía um truque, não tinha mesmo condições de ir. Apanhei esta constipação porque a malvada da minha sogra agarrou numa tesoura e cortou-me o cabelo todo! Estava tanto frio que eu fiquei doente.
         Gostaram da prenda que eu vos mandei pela Tia dos Truques?? Bem, não deu para comprar mais nada, com esta constipação não consegui andar nas compras. Mandei fazer essas molduras no carpinteiro aqui da esquina.
         Já soube que casaram de truz, que ideia mais original!
         Convidaram o tio Mago? Apesar de tudo o que aconteceu, têm de fazer as pazes. Ele tem de te perdoar, Sobrinho dos Truques. Ele tem mau feitio, mas tu também te portaste mal, olha que a curiosidade matou o gato!!! E ia-te acontecendo o mesmo. Tiveste sorte, tens de agradecer ao cavalo branco. Deves-lhe a tua vida.
         Mas adiante, divertiram-se muito na festa do casamento? A Tia dos Truques disse-me que tinham muitos convidados e que a princesa ia linda. O vestido de noiva era deslumbrante, sim, que ela mostrou-me algumas fotografias. O bolo parecia apetitoso! Ai que pena eu tenho de não ter ido! Ai a minha malvada sogra!
         Bem, com isto me despeço, desejando-vos muitas felicidades, que tenham muitos filhos dos Truques. Convidem-me para os batizados, que eu irei com certeza, pois já deitei um feitiço à minha sogra e agora é a minha melhor amiga.
         Muitos beijinhos e abraços da vossa Prima dos Truques!!!!!

Prima dos Truques

PS: O cabelo já cresceu, mais um dos meus truques!!! Mando-vos uma foto.

Trabalho realizado por Maria João Correia (3ºC) e a mãe, Paula Correia.

Sem comentários:

Enviar um comentário